Agendamento Seguro Desemprego 2020 – Se você acompanha o blog com certeza sabe que para obter o benefício do Seguro Desemprego é necessário fazer o agendamento para dar entrada ao pedido. Hoje esse procedimento é facilitado, pois não é necessário se dirigir imediatamente ao posto de atendimento do MTE, pegar uma senha e enfrentar uma longa fila para ser atendido. Basta somente fazer o procedimento inicial pela internet, seja no seu computador, telefone ou mesmo tablet para ir somente ao posto de atendimento do MTE no dia e horário agendado.

Se ainda não sabe como contar com toda essa facilidade saiba que chegou o artigo certo, pois a partir do próximo tópico irei compartilhar contigo todas as informações que dizem respeito ao Agendamento Seguro Desemprego 2020.

Agendamento Seguro Desemprego 2020

Agendamento Seguro Desemprego 2020


Agendamento Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego 2020 é administrado diretamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com esse benefício os trabalhadores conseguem arcar com seus compromissos financeiros básicos enquanto procuram um novo emprego.

Se você é um trabalhador formal ou doméstico que foi dispensado do seu último emprego sem justa causa, ou é um pescador artesanal em período de defeso, trabalhador resgatado de situação próxima à escravidão, ou ainda trabalhador formal que teve o seu contrato de trabalho suspenso devido a participação de algum curso de qualificação profissional poderá pedir o benefício. Para isso, deverá fazer um requerimento formal ao Sistema de Atendimento Agendado (SAA). Veja a seguir.


Como Agendar o Seguro Desemprego

É muito simples realizar o Agendamento Seguro Desemprego 2020 pela internet o seu benefício. Siga os passos listados abaixo:

  • Acesse o site do SAA clicando diretamente neste link;
  • Assim que a página carregar procure no canto esquerdo “Agendar”;
  • No centro da tela preencha o formulário com os seguintes dados (estado, município, tipo de atendimento – selecione ” Entrada no Seguro Desemprego”);
  • Mais abaixo informe o código solicitado pelo sistema;
  • Clique no botão “Prosseguir”;
  • Na próxima tela selecione o horário e local de atendimento;
  • Em seguida, avance a etapa;
  • Informe os seus documentos pessoais e meios de contato;
  • Finalize o procedimento.

Pronto seu agendamento foi realizado. O passo seguinte é imprimir uma cópia do comprovante do agendamento do Seguro Desemprego para apresenta-lo no dia do atendimento.


Requerimento Seguro Desemprego

Como mencionei anteriormente hoje é possível agilizar os procedimentos burocráticos pela internet, através do Agendamento Seguro Desemprego 2020. Desta forma, eles tornaram-se viáveis tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores, pois estes últimos não precisam mais criar toda aquela papelada de antes para formalizar o processo de dispensa do trabalhador.

Agora os empregadores podem utilizar o sistema Empregador Web para enviar o requerimento do Seguro Desemprego diretamente ao MTE pela internet.

Consequentemente, os arquivos são gerados e podem ser acessados facilmente pelos servidores do MTE para que possam analisar a situação e demais detalhes que dizem respeito ao histórico do trabalhador e o próprio benefício do Seguro Desemprego.

Quanto ao trabalhador este requerimento é feito a partir do acesso ao SSA como eu já te expliquei no tópico anterior.

Não custa lembrar que todos os procedimentos realizados pelo empregador ou trabalhador referente ao Seguro Desemprego são realizados de forma gratuita. Basta somente acessar os sistemas Empregador Web e o SSA, respectivamente.


Consulta Seguro Desemprego

Assim que você realizar o pedido do seu benefício no posto de atendimento do MTE deverá aguardar a realização do depósito do mesmo.

Mas caso você queira acompanhar a consulta do seu Seguro Desemprego saiba que o procedimento também pode ser feito pela internet. Para isso, você deverá fazer o seguinte:

  • Acesse o site da Caixa clicando neste link;
  • Preencha os campos com os dados solicitados;
  • Digite o seu NIS (PIS/PASEP);
  • Digite a sua “Senha internet”;
  • Marque a caixa “Não sou um robô”;
  • Clique em “Ok”.

Caso você ainda não tenha uma senha cadastrada no sistema deverá fazer o seguinte:

  • Digite o número do seu NIS (PIS/PASEP);
  • Clique no botão “Cadastrar senha”;
  • Depois siga os demais procedimentos exigidos para confirmação;
  • Faça o login novamente.

Pronto. Ao ser redirecionado você deverá clicar no menu Seguro Desemprego e conferir todos os dados apresentados na tela.

Agora se preferir poderá abaixar o aplicativo da Caixa para consultar o seu benefício. Vale lembrar que o aplicativo está disponível gratuitamente para os principais sistemas operacionais.

Aproveite! Ah, não deixe de conferir os posts relacionados abaixo.

1 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 5 (1 votes, average: 5,00 out of 5, rated)
Loading...