Atualmente o dinheiro é uma ferramenta indispensável para a vida das pessoas e consequentemente os bancos se tornam fundamentais para facilitar o dia a dia. Todavia, sempre houveram muitas reclamações, principalmente na hora de transferir o dinheiro para outra pessoa. Até porque, fornecer dados pessoais para pessoas desconhecidas não parece algo muito seguro. Mas agora tudo mudou. Conheça a Chave PIX.

Chave PIX

Chave PIX

O que é chave PIX?

Em resumo, a chave PIX é uma inovação do Banco Central que foi criado não só para facilitar a vida dos cidadãos, mas também, para proteger dados tão importantes, como Nome Completo, CPF, etc.

Antigamente para fazer um TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou DOC (Documento de Ordem de Crédito), era preciso informar todos os dados para assegurar que o dinheiro chegaria na conta bancária.

Porém, com a Chave PIX, cada usuário terá um código de acesso que vai ajudar na identificação de cada usuário.

Dessa forma, ao invés de passar todos os dados, a única coisa que será informada é o Código da sua Chave PIX.

O que é PIX?

O que é PIX?

Tenha ainda informações referentes aos benefícios do Governo, como o Renda Cidadã 2021.

Como Cadastrar a Chave PIX

Para se cadastrar e ter a sua própria Chave PIX, primeiro é preciso ir até um canal de atendimento da instituição financeira que você utiliza, seja pessoalmente ou por meios digitais.

Após fazer isso, é preciso fazer o registro da mesma mais uma vez na instituição financeira que você utiliza, seja no site ou até no aplicativo. Para você conseguir uma Chave existem 4 meios, são eles:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de Telefone;
  • Chave Aleatória.
Como Cadastrar a Chave PIX

Como Cadastrar a Chave PIX

Utilizando um dos dados para ter a sua chave, basta acessar o site ou aplicativo do seu banco e comprovar que a chave é realmente sua e pronto.

AVISO: O Banco Central alerta para não confiar em SMS ou e-mail recebidos que podem seus dados para ativar a sua chave PIX, faça isso diretamente com a sua instituição financeira.

Quais as Vantagens do PIX

Além da segurança e facilidade para o usuário, a chave PIX vai permitir que você faça transações que antes demorava minutos em segundos.

Ou seja, não será necessário ir atrás do seu Cartão para informar sua conta bancária e muito menos passar seu CPF e Nome Completo para uma pessoa desconhecida. Com apenas a Chave PIX tudo pode ser feito em apenas 10 segundos.

Demais Vantagens do PIX:

  • Gratuito;
  • Não há limite de valor por transação;
  • Transações 24h/dia e 7 dias na Semana;
  • Isenção de Tarifas para CPF/CNPJ (MEIs);
  • Pagamentos (Boleto, Impostos, Contas de Luz, etc.).
Quais as Vantagens do PIX

Quais as Vantagens do PIX

Quanto custa a transação pelo PIX?

Embora seja gratuito o PIX tem sim um valor cobrado, é considerado irrelevante comparado aos seus benefícios.

Segundo o Banco Central (BC), o PIX terá uma taxa de R$0,01 a cada 10 operações. No entanto, apenas a instituição financeira que receber os recursos que vai pagar esse pequeno valor.

Dessa forma, para muitas pessoas o PIX é a morte do TED/DOC e a inovação na forma de se pagar e/ou receber.

Além do valor baixo, o PIX ao contrário do DOC, por exemplo, não possui valor máximo para ser enviado. Dessa forma, é possível fazer transações ilimitadas, todos os dias da semana, a qualquer hora do dia e de graça.