Para permitir um acesso mais facilitado e rápido as informações do trabalhador, o governo criou o CNIS. Sendo assim, é de extrema importância que todo o trabalhador saiba muito bem como realizar a consulta CNIS, de modo que ele tenha dados importantes da sua situação trabalhista sempre acessíveis.

Não deixe de saber como realizar a sua consulta CNIS e cadastro, já nos próximos tópicos. Vamos lá!

Consulta CNIS

Consulta CNIS – Portal da Previdência Social

O que é CNIS e Para que serve

O Cadastro Nacional de Informações Sociais é uma base de dados responsável por armazenar várias informações do trabalhador, como é o caso dos dados providenciados pelos funcionários brasileiros ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Sendo assim, o CNIS acaba por servir como uma espécie de ponto de consulta para o trabalhador e a pessoa jurídica, uma vez que nele constam dados importantes do histórico do trabalhador.

Todas as informações referentes ao servidor que ficam armazenadas no CNIS são conferidas por meio do extrato da  previdência social, que é exigido em algumas situações para a comprovação do recebimento de algum dos benefícios que cabe ao servidor.

Vale frisar que com a implementação do CNIS, a verificação de informações do trabalhador que antigamente era feita por meio do Sistema DATAPREV atualmente se encontra desativada, ou seja, esse sistema já não pode ser usado para atendimento ou consulta de dados.


Consulta CNIS

Várias melhorias no que diz respeito a rapidez de atendimento nas instituições públicas melhorou bastante. Dessa forma, atualmente é possível consultar várias informações importantes de um modo bem simples, ou melhor, pela internet.

O CNIS não é uma exceção a essa tendência, sendo que todos os inscritos no INSS podem consultar as informações no Cadastro Nacional de Informações Sociais de um modo bem simples. Basta apenas seguir o procedimento descrito, logo abaixo:

  1. Acesse e faça login no portal MEU INSS:
    • Primeiro entre no site do Portal Meu INSS pelo link – https://meu.inss.gov.br/;
    • Em seguida clique em “Login” e depois em “Cadastrar”;
    • Feito isso, basta seguir em frente e preencher os dados cadastrais;
    • No fim do processo, guarde a senha provisória e realize o seu login;
    • Cadastre a sua nova senha.
  2. Após logar, clique no link “Extrato CNIS”, que deve ser a primeira opção da página.
  3. Se for solicitada autenticação, entre com seu nome de usuário e sena novamente;

    Extrato do CNIS pelo CPF

    Extrato do CNIS pelo CPF – Consulta Online

  4. Preencha o pequeno formulário, que deve solicitar os seguintes dados:
    • Número do CPF
    • Nome completo
    • Data do nascimento
    • UF de nascimento
    • Nome completo da mãe do segurado.
  5. Em seguida você receberá um número de acesso. você precisa, nesse momento, ligar para a central de atendimento 135 para validar o seu acesso.
  6. Após a validação do cadastro, você poderá acessar o extrato CNIS pela internet sempre que necessário.

Vale destacar que além do site do CNIS, essa consulta também pode ser efetuada por meio do site da caixa Econômica Federal num processo bem simples e rápido.


Consulta CNIS por telefone

Em caso de complicações durante a consulta CNIS por meio da internet, o interessado também poderá sanar as suas dúvidas por meio da linha telefônica disponibilizada para esse efeito.

A consulta CNIS por telefone deve ser efetuada por meio do Central de Atendimento com o número 135, onde ao ligar o trabalhador terá que responder a um bom número de perguntas para poder confirmar a sua indetidade e ter acesso as suas informações.

Por conta do elevado tempo de processamento da consulta, a verificação por telefone mostra-se bem menos eficaz do que a consulta online por meio do CNIS.

1 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 5 (1 votes, average: 5,00 out of 5, rated)
Loading...