O seguro desemprego é um benefício do Governo que implantou para assegurar os trabalhadores em casos de dispensas do trabalho sem justa causa. É um benefício pago temporariamente por um período que pode variar entre 3 e 5 parcelas, podendo ser pago de forma continua ou alternada. Esse benefício e considerado, por muitos brasileiros, um dos mais importantes para o trabalhador, e justamente para garantir que o trabalhador mantenha um controle contínuo desse benefício, existe a Consulta Seguro Desemprego 2020.

Consulta Seguro Desemprego 2020

Consulta Seguro Desemprego 2020 – Confira as informações sobre esse benefício.

Quem tem direito ao Seguro Desemprego

Esse auxilio é prestado de maneira temporária a todos os trabalhadores dispensando de seus empregos sem justa causa, para ter direito ao benefício é necessário está dentro de alguns requisitos.

Veja a seguir:

  • Trabalhador doméstico ou formal que tenha sido dispensado de suas atividades funcionais sem justa causa;
  • Trabalhador suspenso que tenha sido dispensando pelo o empregado para a realização de algum curso de qualificação profissional;
  • Pescador profissional em período de defeso;
  • Trabalhador que esteja na condição semelhante aos escravos.

Parcelas Seguro Desemprego

O valor e a quantidade de parcelas são de acordo com os meses trabalhados do trabalhador, que varia de acordo com os 36 meses, o valor do benefício é calculado de acordo com a base salarial do trabalhador nos últimos 3 meses, veja:

  • Empregadas domésticas têm direito ao seguro desemprego se trabalharem com carteira assinada por 6 ou mais meses;
  • Trabalhador com o tempo de 6 a 11 meses realizando suas atividades funcionais tem direito a 3 parcelas de recebimento do seguro desemprego;
  • Trabalhador com o tempo de 12 a 23 meses realizando suas atividades funcionais tem direito a 4 parcelas do seguro desemprego;
  • Trabalhador exercendo suas atividades a mais de 24 meses tem direito a 5 parcelas de recebimento do seguro desemprego.


Pagamento das Parcelas Seguro Desemprego

O cálculo das parcelas do benefício, leva em consideração o valor do salário do trabalhador nos três meses anteriores a demissão. No caso de trabalhador resgatado, empregado doméstico e pescador artesanal o valor é de 1 salário mínimo.

O Seguro Desemprego só pode ser pago diretamente para o beneficiário do mesmo. No entanto, em alguns casos isso pode mudar, como por exemplo:

  • Quando o beneficiário estiver preso, sendo as parcelas vencidas pagas através de uma procuração;
  • Morte do beneficiário, sendo pagas as parcelas do benefício até a data do óbito do mesmo;
  • Ausência civil, sendo as parcelas vencidas pagas ao curador determinado pelo juiz;
  • Moléstia contagiosa ou impossibilidade de locomoção, sendo as parcelas vencidas pagas ao procurador;
  • Grave moléstia do beneficiário, sendo as parcelas vencidas pagas ao curador legal determinado ou representante legal.

Como Consultar o Seguro Desemprego 2020

Muitos beneficiários deste programa têm dúvidas de como realizar a Consulta Seguro Desemprego 2020, veja a seguir com é fácil:

A consulta do benefício do seguro desemprego pode ser feita pela a internet, é necessário que esteja apenas com o número do PIS em mãos, numeração disponibilizada na carteira de trabalho ou no cartão cidadão. Vale lembrar que somente com o número do PIS é possível consultar o seguro desemprego.

É fácil basta:

Consulta Caixa Seguro Desemprego

Consulta Seguro Desemprego pelo portal caixa

Caso não tenha nenhuma senha cadastrada, clique em serviços do cidadão e realize o seu cadastro, será necessário informar o número do NIS e clicar em cadastrar a senha.

  • Depois de informar os dados e ter realizado o acesso, é só clicar em “Seguro Desemprego”, assim como na imagem:

  • Agora selecione “Consulte seu benefício”;

  • Por fim, acesse a tela de informações do Seguro Desemprego.

Documentos Necessários para Consulta

Para realizar a Consulta Seguro Desemprego 2020 serão necessários alguns documentos. Entre eles:

  • Documento de identificação (RG, CNH, CTPS);
  • Número do CPF;
  • Cartão Cidadão e Senha;
  • Número do NIS (PIS/PASEP).

Agendamento e Consulta Seguro Desemprego 2020

A Consulta Seguro Desemprego 2020 é realizada de maneira rápida, simples e fácil é o melhor sem sair de casa. É importante ressaltar que para que ser tenha direito ao benefício é necessário está atendendo todos os requisitos. Caso esteja efetue o agendamento para solicitação do requerimento no SAA (Sistema Atendimento Agendado), lá você fará o preenchimento de todas as suas informações para a aquisição do benefício.

Vale ressaltar que para garantir atendimento e até mesmo o benefício é necessário está dentro do perfil, uma dica importante e realizar o agendamento no período da noite, bem tarde se possível.

Por conta de muitos acessos, as vezes fica muito difícil realizar o agendamento por conta da indisponibilidade do site. Agende no período depois de meia noite e mais fácil e o site possui menos acesso neste horário.

Siga os passos abaixo e saiba como realizar o agendamento:

Na nova janela você poderá escolher o melhor dia e horário a você.


Como Receber o Seguro Desemprego 2020?

Abaixo você poderá entender o passo a passo de como receber o seu benefício:

  • Inicialmente Solicite o Seguro Desemprego

A solicitação do benefício pode ser feita nas SRTE, no SINE ou então em outros postos do Ministério do Trabalho.

  • Agora Verifique as Condições

Confira se você se enquadra em todos os requisitos de participação do Seguro Desemprego e se poderá receber tal auxílio.

  • Retire o Valor

Caso você possua conta poupança ou então conta Caixa Fácil o valor do benefício será debitado automaticamente. Mas para isso, é preciso que a conta tenha movimentação e saldo e seja individual.

A parcela do benefício pode ser sacada em qualquer Correspondente Caixa Aqui, Autoatendimento Caixa, Lotéricas e nas Agências Caixa Econômica Federal.


Contato Caixa Econômica Federal

Caso ainda haja alguma dúvida quanto a Consulta Seguro Desemprego 2020 ou algum outra coisa, é possível sana-las entrando em contato pelo seguinte número:

  • 0800 726 0101.
7 votes, average: 4,71 out of 57 votes, average: 4,71 out of 57 votes, average: 4,71 out of 57 votes, average: 4,71 out of 57 votes, average: 4,71 out of 5 (7 votes, average: 4,71 out of 5, rated)
Loading...