Extrato DAP – O Governo Federal para ter controle das atividades agrícolas do país, criou o DAP, a sigla significa Declaração de Aptidão ao Pronaf, é através deste banco de dados que todas as informações dos agricultores do Brasil, fazem investimentos e estratégias na área de agricultura. Para isso, o produtor rural precisa se cadastrar no Pronaf e consultar o extrato DAP.

Dessa forma, o agricultor pode emitir o DAP através da página do MDA, com o extrato DAP em mãos, o agricultor pode solicitar uma série de benefícios, auxílios e financiamentos do Governo Federal.

Declaração e Aptidão ao Pronaf

Declaração e Aptidão ao Pronaf

O que é Extrato DAP?

Todo profissional da área de agricultura, para formalizar a sua profissão e gozar das vantagens e benefícios da categoria, deve emitir e possui o DAP, que serve para o trabalhador comprovar a sua situação como agricultor, é uma das grandes ferramentas estratégicas que defini investimento.

Através do DAP os agricultores brasileiros podem realizar consultas e programas periódicos de incentivo em relação ao Governo Federal.

Extrato DAP

Extrato DAP

 Quem tem direito ao DAP?

A seguir você poderá conferir quem possui direito:

  • Produtor que possui área rural de menor ou até 4 módulos fiscais;
  • Produtor que tenha como renda principal atividade de exploração da propriedade;
  • Produtor que possua renda anual de até R$ 360 mil reais.

O DAP na realidade é um documento legal com validade de três anos, pois após o vencimento o produtor terá que realizar uma nova solicitação. Agora, caso o mesmo queira atualizar alguma informação importante que possa comprometer o seu benefício, pode fazer isso a qualquer época do ano, sem custo algum, o DAP pode ser emitido em escritórios de ATER – Assistência Técnica de Extensão Rural ou no próprio sindicato dos trabalhadores rurais.

Caso o agricultor seja beneficiado com algum dos benefícios previdenciários, tais como auxílio maternidade, doença, aposentadoria, pensão, entre outros, não são computados como fins de renda familiar. Agora se a sua renda for superior a R$ 360 mil reais, você não possui direito algum ao DAP.

Como se Cadastrar na DAP

cadastroPara quem quer se cadastrar e conseguir ajuda financeira do Governo Federal, junto ao ministério de desenvolvimento agrário, basta comparecer a um posto de atendimento do seu município, portando o seu documento de RG e CPF. No ato do atendimento será necessário informar alguns dados do seu negócio.

Após a apresentação de documentos, o funcionário irá fazer o registro no sistema.

Confira também:

Extrato DAP – Como Consultar?

Buscando um melhor controle das atividades agrícolas do país, o Governo Federal implantou o DAP, que é um sistema totalmente informatizado, é um banco de dados atualizado do Governo Federal.

Com esse cadastro é possível ter acesso ao extrato do DAP pela à internet, confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse http://smap14.mda.gov.br/extratodap/;
  2. Selecione a opção pessoa física ou pessoa jurídica;
    extrato-dap-xonsulta
  3. Caso seja pessoa física, o acesso ao extrato será realizado mediante ao número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física);
    consulta-extrato-dap-pessoa-fisica
  4. Caso seja pessoa jurídica, o acesso ao extrato será realizado mediante ao número do seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
    consulta-extrato-dap-pessoa-juridica
  5. Após escolher a opção correta, basta informar a sua senha de acesso, que caso você não tenha pode se cadastrada mediante a alguns dados;
  6. Depois de informar o CPF ou CNPJ não se esqueça de informar a captcha de segurança.
  7. E pronto! Seu extrato do DAP está disponível para consulta.

Vantagens do DAP

A implantação do sistema foi benéfica para ambos os lados, tanto para os agricultores quanto para o Governo Federal, pois o Governo Federal agora consegue ter controle de quantos agricultores temos no país e como anda a nossa produção através da agricultura.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...