O cartão cidadão 2024 é um objeto exclusivo dos trabalhadores brasileiros que possuem carteira assinada. O objeto é pessoal e intransferível, ou seja, cada trabalhador possui o seu. O cartão cidadão 2024 é vinculado unicamente aos benefícios do governo, como abono salarial, bolsa família, FGTS, PIS/PASEP, seguro desemprego, entre outros. Esse cartão pode ser utilizado em todos os serviços de pagamento autorizados pela Caixa Econômica Federal, presentes no Brasil inteiro.

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão


Como Fazer o Cartão Cidadão 2024

Para fazer o cartão cidadão 2024, o trabalhador conta com duas opções:

  • A solicitação pode ser feita por meio de uma ligação gratuita, através do número 0800 726 0207.
  • Ainda existe a possibilidade do beneficiário se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal.

O trabalhador que deseja solicitar seu cartão cidadão deve ter em mãos:

  • Número de Inscrição Social (NIS);
  • Documento de identificação com foto, podendo ser este a carteira de identidade, carteira nacional de habilitação ou a carteira de trabalho e previdência social.

Não existe nenhuma taxa de emissão do cartão, e o mesmo demora cerca de quinze dias para chegar no endereço do trabalhador ou na agência em que foi feita a solicitação, para que o beneficiário possa buscá-lo.

Agências Caixa

De forma presencial, basta que você se dirija a uma agência da Caixa Econômica Federal, com tais documentos:

  • CPF;
  • Documentos de identificação pessoal;
  • Comprovante de residência;
  • Número do PIS/PASEP, NIT ou NIS.

Telefone Caixa

Se você preferir fazer o cartão sem sair de casa, também é possível, através do telefone. Para isso, você deverá:

  • Ligar para a central de atendimento da Caixa pelo seguinte número: 0800 726 0207.

Antes de iniciar a ligação separe os mesmos documentos que são utilizados para a confecção do cartão em uma agência Caixa. Assim, o atendimento se torna mais agilizado, pois no momento da solicitação de alguns dados, você já estará com os mesmos em mãos.

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Consulta Saldo

Caso o trabalhador deseje consultar o saldo de algum benefício do governo, como bolsa família ou FGTS 2024, por exemplo, não é necessário utilizar o cartão cidadão. A consulta pode ser feita diretamente no site da Caixa sem burocracias maiores.

Para consultar o saldo do cartão, primeiramente o trabalhador deverá:

  • Entrar no site da Caixa;
  • Logo após localizar a aba “Consultas Caixa”;
  • Feito isso, uma nova página será aberta e nela o trabalhador deverá preencher devidamente os campos em branco, com o número PIS/PASEP;
  • E logo abaixo com a senha da internet.

Após o trabalhador realizar estes passos, terá acesso ao saldo do cartão cidadão.


Como Recuperar a Senha do Cartão Cidadão 2024?

Ao cadastrar a senha do cartão cidadão, o trabalhador pode consultar o saldo e receber o pagamento dos benefícios em qualquer estabelecimento autorizado pela Caixa Econômica Federal, como:

  • Agências;
  • Casas lotéricas;
  • Terminais de autoatendimento e;
  • Correspondentes Caixa Aqui.

Em algumas situações, os beneficiários desejam consultar o saldo do cartão cidadão mas ainda não possuem ou esqueceram a senha da internet. Neste caso, o trabalhador deverá se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal munido com um documento de identificação com foto e com o termo de responsabilidade assinado no momento de cadastramento da senha.

O trabalhador que preferir recadastrar a senha do cartão em uma lotérica da Caixa Federal deverá ligar para o número 0800 726 0207.


Segunda Via do Cartão Cidadão 2024

Caso o trabalhador tenha sido roubado ou perdido o seu cartão cidadão, pode solicitar a segunda via através do:

  • Número 0800 726 0207.

Para isso, precisa ter em mãos o seu:

  • Número PIS/PASEP para confirmar seus dados.

Vale lembrar que a ligação é gratuita.

Feito isso, o beneficiário deverá se dirigir a uma agência da Caixa para cadastrar uma nova senha.

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