O cartão cidadão 2024 é um objeto exclusivo dos trabalhadores brasileiros que possuem carteira assinada. O objeto é pessoal e intransferível, ou seja, cada trabalhador possui o seu. O cartão cidadão 2024 é vinculado unicamente aos benefícios do governo, como abono salarial, bolsa família, FGTS, PIS/PASEP, seguro desemprego, entre outros. Esse cartão pode ser utilizado em todos os serviços de pagamento autorizados pela Caixa Econômica Federal, presentes no Brasil inteiro.
Como Fazer o Cartão Cidadão 2024
Para fazer o cartão cidadão 2024, o trabalhador conta com duas opções:
- A solicitação pode ser feita por meio de uma ligação gratuita, através do número 0800 726 0207.
- Ainda existe a possibilidade do beneficiário se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal.
O trabalhador que deseja solicitar seu cartão cidadão deve ter em mãos:
- Número de Inscrição Social (NIS);
- Documento de identificação com foto, podendo ser este a carteira de identidade, carteira nacional de habilitação ou a carteira de trabalho e previdência social.
Não existe nenhuma taxa de emissão do cartão, e o mesmo demora cerca de quinze dias para chegar no endereço do trabalhador ou na agência em que foi feita a solicitação, para que o beneficiário possa buscá-lo.
Agências Caixa
De forma presencial, basta que você se dirija a uma agência da Caixa Econômica Federal, com tais documentos:
- CPF;
- Documentos de identificação pessoal;
- Comprovante de residência;
- Número do PIS/PASEP, NIT ou NIS.
Telefone Caixa
Se você preferir fazer o cartão sem sair de casa, também é possível, através do telefone. Para isso, você deverá:
- Ligar para a central de atendimento da Caixa pelo seguinte número: 0800 726 0207.
Antes de iniciar a ligação separe os mesmos documentos que são utilizados para a confecção do cartão em uma agência Caixa. Assim, o atendimento se torna mais agilizado, pois no momento da solicitação de alguns dados, você já estará com os mesmos em mãos.
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Consulta Saldo
Caso o trabalhador deseje consultar o saldo de algum benefício do governo, como bolsa família ou FGTS 2024, por exemplo, não é necessário utilizar o cartão cidadão. A consulta pode ser feita diretamente no site da Caixa sem burocracias maiores.
Para consultar o saldo do cartão, primeiramente o trabalhador deverá:
- Entrar no site da Caixa;
- Logo após localizar a aba “Consultas Caixa”;
- Feito isso, uma nova página será aberta e nela o trabalhador deverá preencher devidamente os campos em branco, com o número PIS/PASEP;
- E logo abaixo com a senha da internet.
Após o trabalhador realizar estes passos, terá acesso ao saldo do cartão cidadão.
Como Recuperar a Senha do Cartão Cidadão 2024?
Ao cadastrar a senha do cartão cidadão, o trabalhador pode consultar o saldo e receber o pagamento dos benefícios em qualquer estabelecimento autorizado pela Caixa Econômica Federal, como:
- Agências;
- Casas lotéricas;
- Terminais de autoatendimento e;
- Correspondentes Caixa Aqui.
Em algumas situações, os beneficiários desejam consultar o saldo do cartão cidadão mas ainda não possuem ou esqueceram a senha da internet. Neste caso, o trabalhador deverá se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal munido com um documento de identificação com foto e com o termo de responsabilidade assinado no momento de cadastramento da senha.
O trabalhador que preferir recadastrar a senha do cartão em uma lotérica da Caixa Federal deverá ligar para o número 0800 726 0207.
Segunda Via do Cartão Cidadão 2024
Caso o trabalhador tenha sido roubado ou perdido o seu cartão cidadão, pode solicitar a segunda via através do:
- Número 0800 726 0207.
Para isso, precisa ter em mãos o seu:
- Número PIS/PASEP para confirmar seus dados.
Vale lembrar que a ligação é gratuita.
Feito isso, o beneficiário deverá se dirigir a uma agência da Caixa para cadastrar uma nova senha.