O seguro desemprego 2024 é um benefício temporário concedido às pessoas que foram demitidas sem justa causa. Trata-se de um dos mais importantes recursos destinados à classe trabalhadora recém desempregada, pois é este benefício que irá arcar com as despesas da família enquanto não é admitido novamente em um novo emprego. Após realizar a solicitação do benefício em um dos pontos credenciado, é necessário que o trabalhador fique realizando uma consulta habilitação do seguro desemprego. Então, não sabe como realizar este procedimento?
Habilitação do seguro desemprego
A habilitação do seguro desemprego é o processo onde pode ser realizado a conferência sobre os procedimentos deste benefício. É o onde é possível conferir se o benefício foi liberado ou não após a solicitação dos trabalhadores.
Veja como funciona o seguro desemprego e entenda mais a fundo para que serve a habilitação do seguro desemprego.
O seguro desemprego é um benefício com caráter temporário que visa prestar assistência aos trabalhadores que foram demitidos recentemente sem justa causa. Para ter acesso ao benefício é preciso ir até uma agência da Previdência Social ou Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício. Mas não é só isto, é preciso obedecer à alguns critérios definidos pelos órgãos, são eles:
- Não ter renda própria;
- Ao solicitar o benefício pela primeira vez é preciso ter trabalhado com carteira assinada por um período de 18 meses;
- O trabalhador deve estar desempregado quando quiser dar entrada no benefício;
- O solicitante desse benefício deve estar dentro de requisitos como trabalhador doméstico ou formal sendo demitidos sem justa causa;
- Não ser sócio de
O valor do seguro desemprego não é uma quantia fixa. Alguns fatores podem modificar este benefício. No entanto, algumas regras são certas: o valor não pode ser menos que um salário mínimo, no caso, R$998 para o ano de 2019.
Consulta habilitação do seguro desemprego
Realizar esta consulta à habilitação do seguro desemprego é muito simples, porém é necessário que preste bem atenção no momento do preenchimento das informações. A consulta pode ser feita em dentro de poucos passos, como os descritos abaixo:
- Acesse o site da Caixa Econômica Federal pelo seguinte endereço eletrônico: https://webp.caixa.gov.br/cidadao/beneficios/frepw001.asp.
- Para ter acesso a consulta habilitação é preciso que preencha o formulário de login. Este formulário pede, primeiramente, o número de inscrição social, conhecido pela sigla NIS. Já o segundo campo pede a senha internet. Esta senha é usada para ter acesso ao portal do cidadão da Caixa Econômica na internet. Caso não tenha esta senha, é possível realizar o cadastramento na hora. Para tanto, basta apenas clicar na opção ‘cadastrar senha’.
- Com todas as informações preenchidas, clique no botão ‘ok’. Pronto, caso todas as informações estejam corretas, você será direcionado a página de consulta a habilitação do seguro desemprego.
Após constatar que o seguro desemprego foi habilitado, o beneficiário tem, no máximo, 90 dias para sacar o valor depositado em conta. Caso ultrapasse este limite, o valor será estornado para os cofres do Governo. Saiba também o que mudou após a nova lei do auxílio desemprego.