De tempos em tempos, novas maneiras de lidar com os clientes e consumidores surgem para ajudar a relação entre empresas e pessoas. O consumidor Gov BR é um serviço que o governo federal criou para possibilitar a comunicação entre consumidores e empresas e resolver problemas de consumo pela internet.
A Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), que faz parte do Ministério da Justiça e que ainda tem parceira e monitoramento com as defensorias públicas, ministérios públicos e Procon’s de todo o Brasil.
Essa plataforma permite uma interlocução entre empresas e consumidores de forma menos burocratizada e de forma mais rápida, fazendo com que os conflitos de consumo sejam resolvidos da melhor forma possível. O consumidor faz a reclamação no portal do consumidor.gov.br e a empresa tem um prazo de 7 dias para responder o cliente. Cerca de 80% das empresas respondem as reclamações.
Qual Importância
Essa é a melhor forma que o governo federal encontrou de diminuir as demoras em resoluções entre consumidores e empresas e tentar resolver da forma menos burocrática possível, fazendo que o consumo do país siga em alta e que os consumidores sintam confiança no mercado de consumo.
Dentre outras questões, o consumidor.gov.br efetiva os direitos dos consumidores, ajuda na gestão e execução de políticas públicas na defesa do consumidor e na melhor solução de conflitos. Isso tudo ajuda na relação dos consumidores com o mercado e com as empresas.
Como Funciona o Portal Consumidor GOV BR
Basicamente o consumidor.gov.br é um serviço público que tem o intuito de agilizar a comunicação e reclamações de consumidores para empresas. Normalmente essas reclamações são por causa de compras na web mal sucedidas e insatisfeitas.
As empresas podem fazer seu cadastro no consumidor.gov.br para dar mais confiança dos seus clientes quanto ao seu atendimento e garantia de que oferece um serviço ou produtos de qualidade. Essas empresas que se cadastram normalmente se dispõe em oferecer o melhor atendimento e resolver da melhor forma possível os problemas apresentados pelos consumidores.
Todos os órgãos participantes fazem uma articulação e análise do funcionamento da plataforma e avaliação quanto as resoluções das empresas quanto aos conflitos dos clientes. A criação da plataforma foi disposta em 1990 e teve seu decreto em 2013.
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Como Denunciar pelo Consumidor Gov BR
Para reclamar de uma empresa é preciso se cadastrar no site consumidor.gov.br e seguir o passo a passo do site para ter sucesso na sua comunicação. Veja:
- Acesse o portal oficial do programa, que é o consumidor.gov.br;
- Faça seu cadastro e insira todos os dados exigidos;
- Faça a sua reclamação, explique tudo o que aconteceu e anexe algumas comprovações se possível;
- Para reclamar, a empresa reclamada também deve estar cadastrada na plataforma.
Em até 7 dias a empresa deverá responder o consumidor, e dar alguma solução para o problema. Cerca de 80% das empresas respondem seus clientes e tentam solucionar os conflitos da melhor maneira possível.
Aplicativo Consumidor Gov BR
Para facilitar ainda mais a situação do consumidor, dar agilidade e facilidade, o consumidor.gov.br também tem aplicativo para celulares. Para baixar o aplicativo no seu smartphone é só seguir o passo a passo:
- Acesse a loja virtual do seu celular;
- Procure pelo aplicativo consumidor gov;
- Baixe o programa e cadastre-se;
- Faça sua reclamação e aguarde o contato da empresa.