O SEFIP é a sigla para Sistema Empresa de Fundo de Garantia e Informação à Previdência Social. Trata-se de um aplicativo/software idealizado e desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, sendo usado para que o empregador possa recolher, organizar e consolidar as informações da empresa e dos trabalhadores, para que essas informações possam ser enviadas para o FGTS e para a Previdência Social. Abaixo você pode entender melhor, inclusive como fazer o SEFIP Download.
Veja também: O que É SEFIP
O SEFIP pode ser usado pelas pessoas físicas ou jurídicas e todos os contribuintes que estão sujeitos ao recolhimento do FGTS que precisam prestar contas à Previdência Social. Com o aplicativo, o empregador pode gerar a Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP) e a Guia de Recolhimento da Previdência Social (GRPS). Embora instalar o SEFIP seja um processo gratuito, o certificado digital utilizado para integrar os arquivos da SEFIP online com a Conectividade Social, é cobrado, e o valor pode variar conforme a unidade certificadora. Para evitar gastos excessivos é necessário que o empregador analise bem para encontrar um certificado digital cadastrado no IPC, que não seja de alto custo e não traga prejuízos para a empresa. Para fazer o download, o empregador deve: ✅ Faça também o download do Aplicativo Sine Fácil. Após a instalação do SEFIP as tabelas do software estarão atualizadas, mas como elas atualizam periodicamente é necessário baixar as tabelas atualizadas regularmente. Para instalar a tabela auxiliar atualizada, o empregador deve: A mensagem de “Carga da tabela atualizada com sucesso” irá aparecer após a conclusão do processo. Assim como as tabelas, o software deve ser mantido atualizado para que possa funcionar adequadamente. Atualmente a versão mais recente do SEFIP é a SEFIP 8.4, e para fazer a atualização para essa nova versão é necessário desinstalar a versão desatualizada e instalar a versão atual. Entretanto, o empregador deve lembrar que antes de desinstalar o software desatualizado, é extremamente importante realizar um backup dos dados da versão anterior, garantindo assim que os dados cadastrados não serão perdidos. Caso ocorram dúvidas no processo de instalação ou atualização de tabelas, o empregador pode entrar em contato com o suporte tecnológico da Caixa, que pode sanar dúvidas e auxiliar em possíveis erros de instalação. Os telefones para contato são: Esses telefones estão disponíveis para atendimento de segunda a sexta, das 08h às 22h. Nos sábados, o atendimento funciona das 07h às 13h.Como fazer o download SEFIP
Como instalar a Tabela Auxiliar SEFIP
Versão SEFIP 8.4
Contato SEFIP