O Instituto Nacional de Seguridade Social ou simplesmente INSS é um órgão do governo que pertencente ao Ministério da Previdência Social, esse mesmo é o responsável por cuidaa da aposentadoria, pensão e auxílios para os cidadãos brasileiros, além de desenvolver diversas ferramentas para facilitar a vida do cidadão, como por exemplo o agendamento INSS pela internet, telefone ou até mesmo em uma agência credenciada, descubra ao longo desse artigo, quais são as formas de agendar o INSS e como realizá-las.

O INSS foi criado em 1988 e atende importantes questões sociais dos brasileiros contribuintes do órgão, como as pensões por morte ou invalidez, aposentadoria por tempo de serviço ou idade, doenças ou licenças por causa de acidente de trabalho.

Antigamente as pessoas tinham que ir até uma agência da Previdência Social e aguardar horas e horas nas filas para ser atendido. Visando melhorar a qualidade do atendimento, organização e agilidade, o contribuinte pode agendar seu atendimento pelo site oficial da previdência social, o www.previdencia.gov.br ou ligar para a Central de Atendimento 135.

Para ser atendido em uma agência da Previdência Social não é preciso agendar, mas o agendamento agiliza o atendimento e possibilita a programação e a organização para um atendimento personalizado. O agendamento evita o deslocamento de muitos cidadãos ao mesmo tempo, proporcionando um dia e hora marcados para o contribuinte.

Agendamento INSS

Agendamento INSS

Como funciona o Agendamento INSS

O interessado pode agendar seu atendimento no INSS pelo site oficial da previdência social em qualquer local e horário. Já na central de atendimento, o cidadão pode ligar de segunda-feira a sábado de 7h às 22h.

O agendamento pelo site ou pelo telefone ainda conta com serviços de informações básicas, dúvidas e orientações, além dos documentos necessários para a realização de um serviço no dia e hora marcados para o atendimento na agência.

O cidadão receberá a data e o horário para seu atendimento personalizado na agência, além do endereço para o local correto do atendimento. As agências do INSS funcionam, em todo o Brasil, de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 17h. Você pode consultar o endereço da agência do INSS da sua cidade pelo site http://www3.dataprev.gov.br/enderecoAPS/mps1.asp.

localizador previdência

Agendamento INSS pela internet

Para fazer o agendamento INSS pela internet é muito simples. Basta acessar o endereço oficial do Ministério da Previdência Social, que é o www.previdencia.gov.br, inserir seus dados pessoais, escolher a agência mais próxima de você, escolher um melhor horário e data para ir até lá.

Também é preciso informar qual serviço você precisa resolver na agência do INSS. São inúmeros serviços que o INSS realiza em suas agências, como solicitação de um benefício ligado ao órgão, pensão rural, cadastramento, entre outros. Após todas essas informações você vai receber uma confirmação e um comprovante do requerimento de atendimento.

agendamento pela internet

O que posso agendar

São vários assuntos disponíveis para que o cidadão possa agendar um atendimento em uma agência do INSS. Pode ser aposentadoria, pensão, auxílio-doença, entre outros. Para agendar a aposentadoria, basta acessar o site http://agendamento.inss.gov.br/pages/agendamento/selecionarServico.xhtml, escolher o serviço, informar seus dados e anexar os documentos necessários. O site vai emitir um comprovante e a data e horário para o comparecimento na agência INSS.

o que agendar

Agendar perícia INSS

O cidadão pode também agendar uma perícia médica no site oficial do INSS. Basta acessar o endereço https://portal.inss.gov.br/servicos-do-inss/agendamento/, imprimir o requerimento gerado pelo sistema e leva-lo a agência do INSS no dia marcado da perícia, com carimbo e assinatura do responsável da empresa.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...