O seguro desemprego é um dos benefícios essenciais para o mantimento da classe trabalhadora recém desempregada. Trata-se de um direito garantido por lei destinado aos trabalhadores que foram recentemente demitidos sem justa causa. O seguro desemprego é capaz de assegurar as despesas daquele determinado trabalhador enquanto não é admitido novamente em um novo emprego. Por isso, caso foi dispensado recentemente de seu trabalho, saiba como dar entrada no seguro desemprego neste artigo.

Como dar entrada no Seguro Desemprego

Como dar entrada no Seguro Desemprego – Como encaminhar o seguro desemprego

Prazo para dar entrada no Seguro Desemprego

Se você pretende dar entrada no seu seguro desemprego é importante ficar ligado aos prazos que são fornecidos. Trabalhadores em atividades formais tem um período de 7 a 120 dias, contado da data de demissão sem justa causa. Já os trabalhadores de atividades domésticas têm prazo de 7 a 90 dias, contabilizados da data de dispensa.

Por isso, é necessário que os trabalhadores fiquem atentos, especialmente para fazer o agendamento do seguro desemprego. O agendamento é um processo criado para agilizar os atendimentos, mas que acaba funcionando como um gargalo do atendimento. Os melhores horários para o agendamento são a noite, especialmente após a meia noite, quando são liberadas as datas para o dia seguinte.

Documentos para solicitar o Seguro Desemprego

Para solicitar o recebimento do seguro desemprego é necessário que tenha a documentação em mãos. Esta documentação

  • Carteira de identidade (RG);
  • Carteira de trabalho;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de matrícula no PIS/PASEP ou também o cartão cidadão;
  • 3 últimos contracheques dos últimos 3 meses anterior à demissão;
  • Requerimento do seguro desemprego SD/CD nas duas vias;
  • Termo de rescisão de contrato de trabalho;
  • Documento de levantamento do FGTS ou, se preferir, extratos dos depósitos.

Além destes documentos, existe um crucial para a solicitação do seguro desemprego. Nomeado CAGED, este documento fornece informações sobre a empresa no qual você prestou serviço. No documento é possível ter informações sobre a contratação de pessoas, controle de demissão e também as pessoas que estão recebendo o seguro desemprego. Para manter este documento atualizado, o Governo obriga que quando há casos de demissão, as empresas preencham o certificado digital para informar

Dar entrada no seguro desemprego

Com todos os documentos exigidos em mãos, você estará apto para dar entrada no seguro desemprego. Antes de ir em qualquer agência do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) é preciso que faça o agendamento online. Em muitas unidades do MTPS é exigido este procedimento antes de dar entrada no benefício. Por isso, é sempre recomendado ligar para a unidade e se informar sobre se é preciso realizar o agendamento do seguro desemprego online.

Regras do seguro desemprego - como dar entrada no seguro desemprego

Regras do seguro desemprego

O serviço de agendamento é um grande facilitador, pois diminui as filas e garante precisão no atendimento. Além de dar entrada no seguro desemprego, o usuário pode realizar agendamento para emissão de carteira profissional ou também a homologação da rescisão de contrato de trabalho, além de outros diversos serviços.

Realizado o agendamento, compareça no dia e hora marcado para fazer a solicitação do seguro desemprego. Após a solicitação, apenas 30 dias depois receberá o valor da primeira parcela do benefício.

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