Piso Salarial 2017

Cada trabalhador independente da sua categoria trabalhista, recebem um salário de base, que é chamado de Piso salarial. Essa remuneração é garantida ao trabalhador em recompensa aos seus serviços prestados dentro da sua área de atuação trabalhista. O piso de cada categoria varia e é estabelecido pelos sindicatos e organizações que representam as categorias dos trabalhadores.


Valor do Piso Salarial
Valor do Piso Salarial

Valor do Piso Salarial

O valor do Piso salarial é estabelecido de acordo com a base das atividades pertinentes ao trabalho, por isso, é concedido de acordo com a sua categoria de atuação profissional ou até mesmo em conciliação de entendimento entre trabalhador e empregador.

O piso salarial tem variação de acordo a região, local, cidade, estado até mesmo de acordo com o seu empregador que estar contratado o trabalhador. Porém é recomendado que o trabalhador mantenha o controle do seu salário, par saber se ele está de acordo com os valores estabelecidos por sindicatos e organizações de representação de categoria.

Piso Salarial

Pode haver possibilidade de acordo em relação as profissões, isso pode acontecer mesmo que esteja dentro de uma classe profissional, porém o piso salarial e de suma importância visto que ele é uma base para o menor salário de uma profissão.

Existe mais de 2600 profissões registradas na base de dados e reconhecidas pelo o Ministério do Trabalho e Emprego. A maiorias dessas porfissões são sindicalizadas, e tem direitos como piso salarial, ao seguro desemprego 2017, e a benefícios trabalhistas como PIS e Salário família.

O Porque é importante o trabalhador ter conhecimento sobre o Piso salarial?

Muitos trabalhadores quando são admitidos em suas funções trabalhista as vezes nem procuram saber ser realmente o valor proposto de salário, não está abaixo do valor da sua categoria trabalhista, isso é direito seu, cada profissão está em uma faixa de piso salarial, hoje grande parte das empresas quando admitem um trabalhador já enquadram o mesmo no valor da sua categoria profissional, são casos isolados na maioria das vezes que o trabalhador não registrado, acontece do mesmo receber um valor menor do que é proposto ao seu piso, acontece isto também com trabalhadores freelance.

O piso salarial sofre variações e reajuste?

O Piso salarial sofre variação de acordo com o salário mínimo que acontece anualmente, isto porque tudo o que consumimos e compramos e até mesmo a economia do País sofre impacto e atualização dentro de um ano, sendo assim quando o salário mínimo aumento o piso das categorias também sofre variação de valor.

Qual é a diferença de Piso salarial, salário mínimo e remuneração?

O piso salarial nada mais é do que o menor salário de uma categoria profissional, ou seja, cada profissão tem sua faixa de salario dentro de uma tabela, que determina esses valores.

Já o salário mínimo é um valor menor do que o piso salarial que não faz determinação a nenhuma categoria, ou seja, é um valor de vigência nacional, caso uma empresa faça um determinado processo ela só pode pagar o valor do salário mínimo em diante, nunca uma remuneração menor.

Já a remuneração é tudo aquilo que o trabalhador tem direito de receber ao final do mês de trabalho, ou seja, é todo valor pago ao mesmo.

Vale ressaltar que o salário mínimo não pode ser diminuído, só pode ocorrer a diminuição em casos específicos ao que o trabalhador não exerça suas funções trabalhistas todos os dias, porém isso deve ser fixado e registrado em contrato de trabalho.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...