O seguro desemprego 2017 é um benefício temporário concedido às pessoas que foram demitidas sem justa causa. Trata-se de um dos mais importantes recursos destinados à classe trabalhadora recém desempregada, pois é este benefício que irá arcar com as despesas da família enquanto não é admitido novamente em um novo emprego. Após realizar a solicitação do benefício em um dos pontos credenciado, é necessário que o trabalhador fique realizando uma consulta habilitação do seguro desemprego. Então, não sabe como realizar este procedimento?

consulta habilitação do seguro desemprego

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Habilitação do seguro desemprego

A habilitação do seguro desemprego é o processo onde pode ser realizado a conferência sobre os procedimentos deste benefício. É o onde é possível conferir se o benefício foi liberado ou não após a solicitação dos trabalhadores.

Veja como funciona o seguro desemprego e entenda mais a fundo para que serve a habilitação do seguro desemprego.

O seguro desemprego é um benefício com caráter temporário que visa prestar assistência aos trabalhadores que foram demitidos recentemente sem justa causa. Para ter acesso ao benefício é preciso ir até uma agência da Previdência Social ou Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício. Mas não é só isto, é preciso obedecer à alguns critérios definidos pelos órgãos, são eles:

  • Não ter renda própria;
  • Ao solicitar o benefício pela primeira vez é preciso ter trabalhado com carteira assinada por um período de 18 meses;
  • O trabalhador deve estar desempregado quando quiser dar entrada no benefício;
  • O solicitante desse benefício deve estar dentro de requisitos como trabalhador doméstico ou formal sendo demitidos sem justa causa;
  • Não ser sócio de

O valor do seguro desemprego não é uma quantia fixa. Alguns fatores podem modificar este benefício. No entanto, algumas regras são certas: o valor não pode ser menos que um salário mínimo, no caso, R$880 para o ano de 2016.

Consulta habilitação do seguro desemprego

Realizar esta consulta à habilitação do seguro desemprego é muito simples, porém é necessário que preste bem atenção no momento do preenchimento das informações. A consulta pode ser feita em dentro de poucos passos, como os descritos abaixo:

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal pelo seguinte endereço eletrônico: https://webp.caixa.gov.br/cidadao/beneficios/frepw001.asp.
  2. Para ter acesso a consulta habilitação é preciso que preencha o formulário de login. Este formulário pede, primeiramente, o número de inscrição social, conhecido pela sigla NIS. Já o segundo campo pede a senha internet. Esta senha é usada para ter acesso ao portal do cidadão da Caixa Econômica na internet. Caso não tenha esta senha, é possível realizar o cadastramento na hora. Para tanto, basta apenas clicar na opção ‘cadastrar senha’.
  3. Com todas as informações preenchidas, clique no botão ‘ok’. Pronto, caso todas as informações estejam corretas, você será direcionado a página de consulta a habilitação do seguro desemprego.

Após constatar que o seguro desemprego foi habilitado, o beneficiário tem, no máximo, 90 dias para sacar o valor depositado em conta. Caso ultrapasse este limite, o valor será estornado para os cofres do Governo. Saiba também o que mudou após a nova lei do auxílio desemprego.

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