O SEFIP é a sigla para Sistema Empresa de Fundo de Garantia e Informação à Previdência Social. Trata-se de um aplicativo/software idealizado e desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, sendo usado para que o empregador possa recolher, organizar e consolidar as informações da empresa e dos trabalhadores, para que essas informações possam ser enviadas para o FGTS e para a Previdência Social. Abaixo você pode entender melhor, inclusive como fazer o SEFIP Download.

SEFIP Download

SEFIP Download

Veja também: SIGEPE Contracheque 2021.

O que É SEFIP

O SEFIP pode ser usado pelas pessoas físicas ou jurídicas e todos os contribuintes que estão sujeitos ao recolhimento do FGTS que precisam prestar contas à Previdência Social. Com o aplicativo, o empregador pode gerar a Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP) e a Guia de Recolhimento da Previdência Social (GRPS).

Embora instalar o SEFIP seja um processo gratuito, o certificado digital utilizado para integrar os arquivos da SEFIP online com a Conectividade Social, é cobrado, e o valor pode variar conforme a unidade certificadora. Para evitar gastos excessivos é necessário que o empregador analise bem para encontrar um certificado digital cadastrado no IPC, que não seja de alto custo e não traga prejuízos para a empresa.

Como fazer o download SEFIP

Para fazer o download, o empregador deve:

  • Acessar o site da Receita Federal (clicando aqui);
  • Clicar na opção “SetupSefipV840.exe”, quando o download será iniciado;
  • Após a instalação, abra a pasta do computador onde o arquivo foi baixado;
  • Selecionar a opção de executar como o administrador;
  • Seguir o processo de instalação que aparecerá na tela;
  • Depois do processo de instalação concluído, o aplicativo estará pronto para a execução.
Como fazer o download SEFIP

Como fazer o download SEFIP

Faça também o download do Aplicativo Sine Fácil.

Como instalar a Tabela Auxiliar SEFIP

Após a instalação do SEFIP as tabelas do software estarão atualizadas, mas como elas atualizam periodicamente é necessário baixar as tabelas atualizadas regularmente. Para instalar a tabela auxiliar atualizada, o empregador deve:

  • Acessar o navegador de sua preferência e digitar “Índice da tabela SEFIP”;
  • Fazer o download do arquivo;
  • Abrir o software SEFIP e selecionar a opção “Ferramentas” depois “Carga manual de tabela” e selecionar o arquivo da tabela atualizada.

A mensagem de “Carga da tabela atualizada com sucesso” irá aparecer após a conclusão do processo.

Versão SEFIP 8.4

Assim como as tabelas, o software deve ser mantido atualizado para que possa funcionar adequadamente. Atualmente a versão mais recente do SEFIP é a SEFIP 8.4, e para fazer a atualização para essa nova versão é necessário desinstalar a versão desatualizada e instalar a versão atual.

Entretanto, o empregador deve lembrar que antes de desinstalar o software desatualizado, é extremamente importante realizar um backup dos dados da versão anterior, garantindo assim que os dados cadastrados não serão perdidos.

Contato SEFIP

Caso ocorram dúvidas no processo de instalação ou atualização de tabelas, o empregador pode entrar em contato com o suporte tecnológico da Caixa, que pode sanar dúvidas e auxiliar em possíveis erros de instalação. Os telefones para contato são:

  • 3004 11 04, para as ligações realizadas em capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 726 0104, para as ligações realizadas nas demais regiões.

Esses telefones estão disponíveis para atendimento de segunda a sexta, das 08h às 22h. Nos sábados, o atendimento funciona das 07h às 13h.